junho 19, 2020

Livro: "O casamento", de Nelson Rodrigues





“O Casamento” é um romance de maturidade de Nelson Rodrigues. O grande dramaturgo e cronista brasileiro também se aventurou pelo estilo dos romances e este livro é considerado, por alguns críticos, uma das obras-primas do gênero no país.

O texto se passa nas quarenta e oito horas que antecedem a realização de um matrimônio. O número impressionante de conflitos, dilemas e conjecturas por trás do ato do casamento revelam muito da alma humana, dos excessos de sexualidade e da complexidade das relações afetivas. A temática da sexualidade, aliás, foi por poucos tão bem explorada quanto na obra rodrigueana, sendo um dos seus marcos literários principais.

            O texto é fascinante. Ambientado no Rio de Janeiro do final da década de 1960, é profundamente atual: as disputas entre o conservadorismo latente na sociedade e as correntes progressistas nos remetem ao recrudescimento da polarização política e ideológica do Brasil de agora.

          A obra escancara, aos olhos do leitor, a sujeira e a poluição por muitas vezes presentes nas relações de conjugalidade. O hábito comum de jogar a poeira debaixo do tapete e seguir em frente (como se nada estivesse acontecendo), é típico das tentativas de manutenção do padrão de amor romântico, tão comezinho no dia a dia da prática do Direito de Família.

          A subversão dos valores morais tradicionais põe em xeque muitos institutos e símbolos tradicionais da família contemporânea. Provavelmente, nenhum deles anda tão em crise quanto o casamento convencional. O livro “O Casamento” é um raio x sobre os casamentos e suas verdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário