agosto 22, 2019

Lançamento do núcleo do IBDFAM na cidade de Sousa - PB

 No dia 09 de agosto, na cidade de Sousa - PB, tive a alegria de participar, como palestrante, do evento de lançamento do núcleo interiorizado do IBDFAM na região do Alto Sertão. Foi um belo encontro, momento decisivo para o Direito de Família naquela área geográfica tão importante. Tratei de aspectos controvertidos da prática dos alimentos. Foi uma alegria retornar ao Campus da UFCG em Sousa-PB, onde havia estado como palestrante no já distante ano de 2010. Segue, abaixo, matéria publicada no Portal do IBDFAM sobre o Seminário, e algumas fotos:

IBDFAM instala núcleo em Sousa, na Paraíba


O Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM chegou à cidade de Sousa, situada no Alto Sertão da Paraíba, a 500 km de João Pessoa. A instalação do novo núcleo foi celebrada em evento na última sexta-feira, 9 de agosto, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa. O encontro teve palestras sobre Direito de Família e Sucessões.
A coordenação do núcleo caberá ao magistrado Bernardo Antônio da Silva Lacerda. Na solenidade, ele abordou a importância do IBDFAM para o Direito de Família e Sucessões no Brasil. À frente do núcleo de Sousa, sua expectativa é colaborar com a divulgação e o fortalecimento do Instituto também na cidade.
“É muito importante a interiorização do IBDFAM, uma vez que permite a ampliação da discussão das temáticas relacionadas às famílias, integrando outros centros a esse movimento de busca pela concretização de direitos tão valiosos e fundamentais nas vidas das pessoas”, afirma Bernardo Lacerda.
Núcleo é o segundo instalado no interior da Paraíba
Presidente do IBDFAM na Paraíba, o magistrado Wladimir Alcibíades Cunha ressalta que esse é mais um contributo da instituição para o Estado, que já conta com um núcleo regional em outra cidade do interior paraibano: Campina Grande. Segundo ele, a inauguração se alia ao projeto de interiorização do IBDFAM capitaneado pelo presidente nacional do Instituto, Rodrigo da Cunha Pereira, e pela presidente da Comissão de Interiorização, Maria Célia Nena Sales Pinheiro.
“O projeto vem a calhar nesse País de amplitude continental, com cidades interioranas que necessitam receber essa mensagem de um novo e renovado Direito de Família, cada vez mais humano e inclusivo, e que reflita as transformações da sociedade e da família brasileira”, comenta o magistrado.
No evento, Wladimir traçou uma evolução no tratamento jurídico da família para enfocar controvérsias atuais. “Objetivamos enfatizar a delimitação mais precisa do instituto da união estável, frente a polos de afeto que não constituem famílias - como namoro ou noivado”, explica. A discussão também abriu espaço para temas como uniões simultâneas, paternidade socioafetiva e multiparentalidade.
Interiorização revela o largo alcance do IBDFAM
Para o coordenador do núcleo do IBDFAM em Campina Grande, professor e advogado Dimitre Braga Soares de Carvalho, a instalação de mais um núcleo interiorizado é relevante, entre outros aspectos, por representar a capilaridade do IBDFAM, que chega a todos os rincões do País.
“Iniciar um núcleo do Instituto na região do Alto Sertão da Paraíba é uma demonstração clara da interiorização das propostas, ideais, linhas interpretativas, debates, contribuições teóricas e projetos de lei do IBDFAM”, afirma Dimitre.
Na opinião do advogado, a região será profundamente beneficiada. “A exemplo do que foi feito, há alguns anos, quando da criação do Núcleo Interiorizado na cidade de Campina Grande, que tenho a honra de conduzir, o Núcleo de Sousa terá uma abrangência geográfica de relevo, congregando profissionais, acadêmicos e aplicadores do Direito de Família que são monopolizados por essa importante cidade do nosso Estado”, acredita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário