março 23, 2012

Fragmentos Históricos do Direito de Família: O Divórcio, de Rui Barbosa


Para entender e compreender bem o Direito de Família, assim como qualquer outro ramo do Direito, é fundamental cultivar o amor ao estudo da área, mas nao apenas nos livros doutrinários atualizados, disponíveis no mercado. Os aspectos históricos de cada instituto são muito importantes para conhecer a essencia das normas, e sua aplicação.

Nesse sentido, gostaria de compartilhar a alegria de ter recebido de meu pai, como presente, o original de "O Divórcio", de Rui Barbosa, há muitos anos adquirido em um sebo do Recife.

Nesse livro, manifesto contra o instituto do divórcio, o renomado jurista apresentava suas razões contra a liberação da dissolução do vínculo conjugal no Brasil. Esse embate de idéias, ainda hoje, guarda resquícios na discussão que se opera acerca da Emenda Constitucional nº 66/2010 (que foi objeto de discussão nesse Blog recentemente). Portanto, é fundamental conhecer as razões que justificam cada argumento, para com mais propriedade, poder discutir o assunto.

Para quem tiver oportunidade de conhecer o texto, é uma leitura absolutamente recomendável, além de ser um belo exemplo da genialidade do pensamento de Rui Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário