julho 14, 2011

Nova Jornada de Direito Civil esse ano.

CEJ/CJF promove V Jornada de Direito Civil

FONTE: Justiça Federal

De 29 de julho a 31 de agosto, o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), órgão do Conselho da Justiça Federal (CJF), estará recebendo propostas de enunciados a serem debatidos na V Jornada de Direito Civil, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, em comemoração ao décimo aniversário do Código Civil.

As quatro edições da Jornada de Direito Civil já realizadas pelo CEJ/CJF tiveram o objetivo de reunir especialistas no tema para aprovarem enunciados contendo entendimentos consensuais a respeito do Código Civil, amplamente utilizados como fonte de referência no meio jurídico nacional. O evento dá continuidade aos debates iniciados na I Jornada de Direito Civil, realizada em setembro de 2002.

Elaborados por comissões de trabalho compostas por renomados especialistas (professores universitários e operadores do Direito), os 396 enunciados aprovados nas outras edições da Jornada servem como referencial para a elaboração de decisões, peças processuais, estudos e publicações relativas ao Direito Civil. Esses entendimentos tratam dos mais diversos aspectos da vida civil, desde questões referentes à adoção de filhos e ao regime de bens no casamento, até o registro de sociedades comerciais, indenizações decorrentes de responsabilidade civil e cobrança de dívidas. Doutrinadores como Nelson Nery Júnior, Rosa Maria Nery e José Roberto Gouvêa, este responsável pela edição atualizada do Código Civil de Theotonio Negrão, são alguns dos que incluem os enunciados em suas obras.

O CEJ/CJF comunica aos interessados que receberá, no máximo, três propostas de enunciados de cada autor, que deverão, necessariamente, ser incluídas em formulário a ser disponibilizado no site do CJF (www.cjf.jus.br) e enviadas ao e-mail eventos@cjf.jus.br. As propostas devem estar digitadas na versão do aplicativo Word, utilizando-se a fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhamento simples; parágrafos justificados; tamanho A4; com títulos e subtítulos em negrito, seguidas de justificativa, com no máximo 2 laudas, observada a ortografia oficial.

Durante a V Jornada serão formadas seis comissões de trabalho, nas quais os enunciados previamente selecionados serão discutidos: 1) parte geral; 2) direito das obrigações; 3) responsabilidade civil; 4) direito de empresa; 5) direito das coisas; 6) direito de família e das sucessões. As propostas de enunciados aprovadas pelas comissões serão levadas à reunião plenária, onde serão aprovados definitivamente os enunciados.

Os enunciados anteriormente aprovados nas jornadas de Direito Civil estão disponíveis para consulta no site do CJF, na página do Centro de Estudos Judiciários, item “publicações”.


Cronograma:
29/7 a 31/8 – prazo para inscrições e envio de enunciados
20/9 a 17/10 – abertura de inscrições para a sessão pública inaugural
08 a 09/11/2011 – realização da V Jornada de Direito Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário