setembro 05, 2019

Indicação de Livro: "HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL", de Mary Del Priore


Recomendo vivamente a leitura desse livro que já pode ser considerado um clássico, quase uma década depois de sua publicação. "História das Crianças no Brasil" (Editora Contexto, 2010) é uma coletânea de textos densos e academicamente profundos sobre as crianças no nosso país, desde colonização. É impactante perceber que as crianças, que compõem um dos grupos de maior visibilidade e de proteção na sociedade brasileira atual (em face da sua flagrante vulnerabilidade), historicamente somente foram assim consideradas há bem pouco tempo, menos de um século.

Antes disso, sobretudo no início da nossa formação sócio-cultura como um país, as crianças eram relegadas a um patamar significativamente inferior, muitas vezes (sem exageros), mais próximos dos animais que dos homens.

O trabalho de coordenação é da super historiadora Mary Del Priori, cujo nome e reputação já fala por si mesma. Ela é um dos nomes mais importantes na historiografia do nosso país, e tem feito interseções profundas que conectam a realidade atual do Brasil ao seu lastro histórico. Não é diferente nesse livro. A melhor maneira de compreender a construção teórica (por tantas vezes combatida) de que crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento, e por isso necessitam de atenção especial e tratamento diferenciado (Teoria da Proteção Integral) somente se justifica na evolução lenta e gradual dos reconhecimentos de seus direitos como afirmação política e jurídica.

Mary Del Priore escreve, ainda uma substancial introdução ao tema, bem como um dos melhor capítulos do livro, que é compartilhado com outros autores do mesmo quilate.

Enfim, é um livro essencial para compreender a construção histórica da família no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário