Nova Campanha Publicitária da Sadia foca na mudança dos parâmetros da atual família brasileira

Por indicação de um aluno da UFRN, Thalles Garrido, vi o novo material publicitário da Sadia, que trata, de um modo bastante divertido, o novo perfil da família brasileira. Vale dar uma olhadinha no vídeo no link: http://www.youtube.com/watch?v=mu_a0bH9ulo


Sadia estreia nova campanha da marca 10/8/2009
Com o slogan “A Vida com S é Mais Gostosa”, a empresa pretende reforçar a preferência da marca na mesa das famílias brasileiras

Estreou no último dia 9 de agosto a nova campanha da marca Sadia, assinada pela DPZ. Com o slogan “A Vida com S é Mais Gostosa”, todas as peças publicitárias têm como elemento central a letra “S”, ícone da marca Sadia. Na nova comunicação, a letra “S”, por se tratar também da letra que forma o plural na língua portuguesa, representará a capacidade que a marca tem de reunir as pessoas em diferentes grupos, sejam as famílias formadas por laços de sangue ou por grupos de afinidade.

“Nossa nova campanha representa uma evolução para a marca em seu objetivo de tornar a vida das pessoas ainda mais gostosa, já que continua a fortalecer seus valores essenciais e avança ao construir o conceito de pluralidade de forma alegre, gostosa e divertida”, explica Eduardo Bernstein, diretor de Marketing da Sadia. “Em todas as ocasiões de encontro de pessoas, a marca Sadia é presença garantida. Com esta campanha, pretendemos mostrar como a Sadia pode unir as pessoas ao estar presente no cotidiano de todos os tipos de família, desde aquelas formadas a partir de laços de sangue – tradicionais ou não - às formadas por afinidades”.

Para definir conceito da campanha, a Sadia identificou, por meio de pesquisas, importantes transformações ocorridas no modelo da família ao longo dos últimos anos. O formato tradicional - com pai, mãe e crianças - foi alterado em muitos lares, dando lugar a famílias mais enxutas, com a presença de um filho único, ou a famílias mais extensas, com novos agregados, fruto de casamentos anteriores, por exemplo.

Além disso, as longas jornadas de trabalho, o aumento no número de divórcios e as mudanças nas relações de hierarquia dentro do lar provocaram mudanças na estrutura familiar e, consequentemente, nos hábitos, valores e opiniões sobre as relações em família. Desta maneira, o conceito de família foi ampliado e extrapolou os laços sanguíneos, com uma valorização cada vez maior das relações independentes do vínculo biológico. Estas novas ‘famílias’ são baseadas na empatia, identificação, amizade e convivência de seus membros, como é o caso dos grupos de amigos de um escritório, faculdade, escola ou academia, ou até dos amigos virtuais criados dentro das redes sociais da Internet.

Campanha - O filme publicitário para lançamento da nova campanha, em versões de 60” e 30”, apresenta o novo conceito de forma alegre e divertida, ao mostrar uma garota que explica que uma família pode não ter apenas um modelo tradicional, conforme a definição do dicionário, mas que pode incluir diferentes grupos de pessoas. Ao apresentar os diferentes tipos de ‘famílias’, a menina usa como exemplo os grupos de afinidade dos seus diferentes familiares – mãe, pai, avô e irmão.

Durante todo o filme, os produtos Sadia e o mascote da marca estão presentes nas diversas situações apresentadas. Ao final da peça, todas as ‘famílias’ e a garota estão reunidos para um churrasco com produtos Sadia e menina afirma: “Família é gente junta no plural, e plural tem sempre um S, de Sadia”. A campanha contará também com seis vinhetas criadas para reforçar o conceito, que mostram diferentes ‘famílias’ consumindo diferentes produtos da marca.

De acordo com Fernando Rodrigues, diretor de Criação da DPZ, “a Sadia sempre foi a marca preferida da família e, no mundo moderno, família é muito mais do que era antes. A comunicação da marca abraça a bandeira da vida no plural mostrando que as refeições unem as pessoas e a missão da Sadia também é transformar esses encontros em momentos felizes.”

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