São João: o ano recomeça amanhã no nordeste!

Há algum tempo planejava voltar a escrever nesse Blog. Pensei bastante no título, nos temas gerais e, principalmente, na linha (crítica, política, irônica, etc...) que esse espaço deveria ter. Não sei se alguém lembra, mas anteriormente, no ano de 2007,esse Blog funcionou muito mais como um “periódico” jurídico, voltado para o Direito Processual Civil e assuntos afins. Foi o período em que me candidatei ao doutoramento na Universidade Federal da Bahia. Mas o tempo passou, os planos mudaram e o Blog voltou, agora com um novo ideal: tratar de temas relacionados ao dia-a-dia do nosso país, de nossa região. Além disso, discutir um pouco de cultura, de música e entretenimento. Quem sabe (e por que não???) um pouquinho de Direito também.

Achei que a data de hoje era realmente o dia certo para fazer ressurgir este espaço: 23 de junho, véspera de São João, um dos dias do ano mais importantes para o povo nordestino. E, de modo especial, para os campinenses, por toda a tradição e pelo tamanho de nossa festa.

Infelizmente não se vê quase nenhuma balão no céu de Campina na noite de São João, assim como tem sido feito um combate constante contra as fogueiras (esse ano, mais uma vez, o Ministério Público do Estado tentou impedir as fogueiras nas calçadas, sob várias alegações). A tradição à moda antiga de festejar o São João com uma certa “inocência” fiou perdida na lembrança. A música de Luiz Gonzaga, de Jackson do Pandeiro e de Marinês soa como velharia de museu para os mais jovens. Hoje o turismo envolve a cidade e o “clima de São João” é muito mais um jogo de marketing que propriamente um valor cultural. E tem também o forró eletrônico tomando conta de todos os espaços, sons, palcos...

De toda sorte, festejar São João para o povo nordestino é como comemorar mais um ano que se passa, mais ou menos como o resto do mundo faz na festa do revellion. Aqui em Campina Grande e na nossa região, nos acostumamos a dividir o ano em “antes do São João” e “depois do São João”, não apenas por coincidir com a metade do ano, no mês 06, mas sim pela idéia de que se renovam os ânimos, as atividades, as perspectivas. O eu não foi feito antes do São João não está de todo perdido: ainda há o resto do ano para tentar fazer. Os planos ainda não concretizados em 2009 não estão de todo naufragados: após o São João teremos tempo de tentar torná-los práticos. Acho até que esse novo semestre é de mais trabalho que o anterior, pois depois do São João tem a outra parte do ano que não tem carnaval nem festas juninas. Não teremos tantas desculpas para adiar aquilo que estamos decididos a fazer. Parece que realmente existe, de certa forma, uma nova etapa depois da noite de hoje.

Assim, escolhi esta data para reiniciar este Blog, com o intuito de dar vazão a tantas idéias e a tantos fatos que merecem algum comentário, mesmo que não sejam lidos por ninguém, mas que, pelo menos, sejam ditos para aliviar a cabeça, a boca e o coração.

Bom são João a todos. Que o a segunda metade do ano que começa amanha de manhã seja proveitosa e singularmente feliz a todos!!!

4 comentários:

  1. Rapaz, parabéns pelo blog!! Tenho certeza que você nos trará muita coisa boa aqui! =D

    Ah, só uma dica: instale o Windows Live Writer (http://download.live.com/writer) para escrever no seu blog, garanto que vai te ajudar muito!

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Querido Dimitre!A data de fato foi uma bela escolha para o "recomeço" da leva de reflexões que tenho certeza que virão!Sobre o São João, adiciono a já condensada reflexão (por sinal muito bem traduzida) o fato de que pessoas saudosistas como eu, sentirem falta do "cheiro de mato, de milho..." o clima típico que envolve a festa e toda a magia que circunda as coisas do interior...me faz falta!Sinto a "coisa toda" muito mecanizada!Parabéns...sucesso!(Gerlando)

    ResponderExcluir
  3. grande Dimitri! pode ter certeza que seu blog será de grande valia para todos nós! fico no aguardo da próxima postagem e a disposição para quando quiser compartilhar alguma postagem relativa ao tema que eu "domino" (Arquitetura), para que assim possa ficar um blog realmente como você falou, que trate de diversos assuntos, inclusive, sobre DIREITO!

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Professor Dimitre! Tema mais apropriado impossível. Adorei! Então, esqueçamos as proibições, o preço da entrada e o forró eletrônico. Vamos brincar ao redor da fogueira, fazer-nos padrinho e afilhado, ouvir o milho estalar de tão assadinho, sentir o aroma que vem do tacho de canjica no fogo, ouvir os fogos que celebram a alegria das crianças nas ruas e quase não nos deixam ouvir a chorosa melodia das sanfonas... Vamos viver e reviver o São João, renascer a cada ano dessa festa, tão nossa. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir