maio 12, 2010

Dunga: o burro da vez


Sou um aficionado o por futebol desde criança. Faço parte do grupo que acha que brasileiro que se preze tem que gostar de futebol e jogar futebol também. Acredito que o amor a este esporte esteja mesmo no nosso sangue tupiniquim, e quando vejo alguém que não goste, ou um homem que não jogue (ou que nunca tenha jogado), fico me perguntando se ele nasceu mesmo nesse quadrante do globo onde futebol é uma das manias nacionais.

Continuo fiel aos meus dois times queridos, o Campinense Clube, time do coração, e o Flamengo do Rio de Janeiro, minha simpatia futebolística mais querida, que me embalou nos sonhos de garoto desde a mais tenra infância. Depois do rubro-negro paraibano, só o rubro-negro carioca. Mas há outras simpatias de futebol como o Sport Clube do Recife ou o Boca Juniors da Argentina. Na verdade sou louco pelo espetáculo do futebol, e acho que Armando Nogueira tinha razão quando conseguia ver poesia no esporte bretão.

Resolvi falar hoje de futebol aqui no Blog por conta da convocação da seleção de Dunga para a Copa do Mundo do próximo mês na África do Sul. Quando cheguei em Campina ontem, no já início da tarde, corri para a internet para ver a lista dos privilegiados de Dunga e então, minha suposição se tornou verdade: Dunga é o mais teimoso dos brasileiros. E mais: além de teimoso é chato, por ser intolerante. Inclui-se, o nosso ilustra técnico da seleção, no grupo das pessoas que todos dizem que é chato mas ele próprio não se acha assim, ao contrário, pensa que está abafando!

Fiquei matutando com meus botões... será que ele não consegue assimilar a crítica feita pela unanimidade da imprensa que cobre futebol? Será que ele não leu nenhum dos blogs dos principais comentaristas de futebol do nosso país e de Europa? Será que o Senhor Dunga não assistiu aos jogos do campeonato paulista, nem tem acompanhado os campeonatos da Europa, a liga dos campeões, a Libertadores da América e até mesmo o próprio campeonato carioca?

Será que Neymar não guarda relações fortes, ressalvadas as devidas proporções, com Pelé, aos 18 anos no Santos, ou com Ronaldo fenômeno aos 17 anos no Cruzeiro, ou com Ronaldinho Gaúcho aos 18 no Grêmio?

A copa do mundo é uma competição curta, de sete jogos até a final, por que não levar o trio que está acabando com os adversários no Brasil, formado por Ganso, Neymar e Robinho? Todos nós sabemos que o incentivo do povo brasileiro é o maior propulsor de uma seleção canarinho em copas do mundo. Certamente ninguém mais motivado que essa turma do Santos. Por que Ronaldinho Gaúcho ficou de fora, se tem experiência, competência, e fez uma temporada muito boa e regular na Europa? Um jogador que sem dúvidas poderia fazer a diferença contra a marcação pesada e durona dos times europeus era o Adriano, que ficou de fora para dar lugar a um esquecido Grafite.... Não duvido da competência de nenhum atacante, mas não dá mesmo para entender os critérios de Dunga: ele alardeou que estaria convocando uma seleção com base no que foi testado nos últimos anos, tudo bem até aí, mas convocar Grafite que teve 4 participações (jogando ao todo pífios 79 minutos) e deixar de fora Adriano com 12 convocações e uma identidade com a camisa da seleção não faz nenhum sentido! Tantos jogadores para o meio, e Dunga levou Kléberson, que é reserva do flamengo já faz um tempo.... Assim como Júlio Batista, no banco de seu time....

Vocês já pararam para se perguntar quem vai ser o homem de criação da seleção se Kaká se machucar ou se ele não render, ou se ele for super bem marcado?

Como disse o Juka Kfouri no seu blog em “A convocação que se temia” (http://blogdojuca.uol.com.br/), dá pra se ganhar o hexa, como se ganhou o tetra, mas vai ser sofrido, e chato! Como bons fanáticos por futebol, vamos ter que sofrer dobrado com esse time, e talvez terminar torcendo para que de zebra e o Brasil seja campeão!

2 comentários:

  1. Então cara,

    como você sabe, também sou apaixonado por futebol e claro fiquei bastante decepcionado com essa lista (menos mal que nos +7 ele colocou o Ronaldinho e o Ganso) mas confesso que já esperava por isso, afinal ele fez aquilo que sempre se esperou dele: levou seus homens de confiança. Ele não convocou uma seleção, mas sim um time. A questão que fica é o tipo do time que ele formou. Enquanto todos os brasileiros estão maravilhados com a forma de jogar do Barcelona e do Santos começamos a sonhar com uma seleção que fosse fazer história como a de 82, infelizmente Dunga vem de outra 94 e com ele o desejo de montar um time que está ganhando tudo atualmente (e minha aposta para ganhar a Liga dos Campeões) a Internazionale de Milano. Esse time se propõe a jogar para ganhar e não para encantar e essa é a proposta do Dunga!

    Bom, eu espero mesmo que o Brasil ganhe, afinal sou brasileiro e não conseguiria me sentir bem torcendo por outro país (a menos que esteja jogando contra a Argentina) mas temo que se o mesmo ganhar, o Brasil acabará abdicando do direito de encantar e se focar apenas em ganhar.
    Tomara que não!

    []'s

    ResponderExcluir
  2. --.KKKKKKK COITADO DO ANIMAL SER CHAMADO DE DUNGA ..... O DUNGA É RETARDADO MESMO.. PRA ELE SER BURRO TEM QUE MELHORAR 100000% ISSO PRA CHEGAR A CONDIÇÃO DE BURRO.....KKKKKKKKKK SELEÇÃOZINHA DE MERDA ESSA TOMARA QUE PERCA PERNAS DE PAU ...KKKK

    ResponderExcluir