setembro 30, 2009

A vergonha da indicação do Sr. Toffoli para a vaga do STF

Fiquei entristecido quando li na “Veja” de algumas semanas a matéria sobre a indicação de José Antônio Dias Toffoli para ocupar a cadeira vazia no STF desde a morte de Carlos Alberto Menezes Direito. Mais uma vez a meritocracia foi jogada pelo ralo no atual governo. As regras mais comezinhas da disputa feroz do mercado são pautadas pela capacitação, motivação, atualização dos profissionais e respaldo, além de e muito estudo e dedicação.
O Brasil possui dezenas de nomes aptos a preencher estes requisitos e pleitear a indicação para o cargo maior do judiciário nacional com dignidade e honradez. São magistrados de carreira, desembargadores com vasta experiência, advogados com anos e décadas de labuta nos embates forenses e acadêmicos detentores de real e notório saber jurídico.
Entretanto, infelizmente, Lula indicou para ocupar o cargo de ministro do STF o advogado de suas duas últimas campanhas para presidente. O fato é tão absurdo que parece chacota. O Sr. Toffoli recebeu veementes críticas da mídia ao seu currículo pífio. Tem traços obscuros em sua trajetória, como os processos em que é obrigado a devolver vultosa quantia aos cofres públicos do Estado do Amapá. Nunca se preocupou com a área acadêmica e virou Advogado-Geral da União em face do mesmo critério que provavelmente vai levá-lo ao STF. É mais uma vergonha da era Lula.
Quem dá o veredicto final sobre sua indicação? Ora vejam, o Senado Federal. Órgão que tem atingido os mais profundos níveis de descompromisso com a ética e a moralidade. Parece, repito, piada de péssima qualidade.

2 comentários:

  1. Pior que isso é saber que este foi "sabatinado", não sei se essa deveria ser a melhor palavra a ser usada, haja vista a capacidade dos membros que o questionaram, por pessoas, além de leigas, com um repetório de crimes em suas fichas, que deixariam qualquer "Fernandinho Beira-Mar" de queixo caído.

    Viva a Democracia, Viva o BRASIL, Viva o circo, que chamaos de CONGRESSO e Viva os Palhaços, no caso, infelizmente, o POVO!!!

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei muito revoltada ao ler a reportagem da Veja e saber a indicação do Toffoli pelo o presindente Lula, para ocupar a cadeira vazia do STF, não dar vergonha de ser brasileira, mas dar vergonha de morar em um país com politicos que visam apenas seus interesses particulares.

    ResponderExcluir